Núcleo de Estudos do Catolicismo PPCIR/UFJF apresenta
SIMPÓSIO INTERNACIONAL ESTUDOS DO CATOLICISMO
20 a 22 de outubro de 2020
Aviso importante:
Aos inscrito em algum GT do evento, com resumo publicado no caderno de resumos, as reuniões serão feitas diretamente pelos coordenadores de GTs, através de links que eles mesmo enviarão aos comunicadores.
A responsabilidade sobre esses grupos É DOS COORDENADORES do GT, caso, você comunicador, não tenha recebido o contato com informações, horário, e ordem de apresentações ou link direto para o seu grupo, ENVIE UM E-MAIL COM URGÊNCIA PARA ELES. Os e-mails para contato estão disponíveis na aba GTs do site.
Caso não tenha resposta do coordenador você pode enviar um E-mail diretamente para a equipe de organização para auxiliá-lo da melhor forma. E-mail para contato:
GTs
Submissões: 30/07 à 30/08
AVISO IMPORTANTE:
As inscrições para os GTs deverão ser feitas por e-mail DIRETAMENTE COM OS COORDENADORES DO GT abaixo.
Para propor sua comunicação em nossos GTs é necessária a leitura da ementa, confecção do resumo nas normas do simpósio, envio para o e-mail do/a respectivo/a coordenador/a do GT escolhido e, se aprovado/a, enviar o texto completo dentro das normas e prazos conforme o edital. Os textos serão publicados nos Anais do Simpósio Internacional Estudos do Catolicismo.
Coord. Paulo Victor Zaquieu-Higino e Nilmar de Sousa Carvalho
GT 1: Catolicismo, política e movimentos sociais
O GT compreende o catolicismo como um “guarda-chuva” conceitual de outros catolicismos. Para além da pretensão romanizadora, estas “religiões dentro da religião” se expressam, dialogam e disputam a hegemonia de uma verdadeira Igreja ou a legitimação de sua práxis. Assim, os catolicismos e seus respectivos ideais e práticas variam ao longo do tempo e espaço, influenciados por vertentes que se assentam nos mais diversos loci socioideológicos: conservador/revolucionário; romano/plural; hierárquico/popular; direita/esquerda; individualista/comunitário. Seus dogmas, liturgias, cosmovisões, sociabilidades, valores e "pecados" interferem na sociedade, tanto mais na antiga Terra de Santa Cruz. Convidamos, portanto, pesquisadoras e pesquisadores interessado@s nas discussões deste GT com suas pesquisas e inquietações acadêmicas que abordem, direta ou indiretamente, a relação-tensão do catolicismo com a política e movimentos sociais desde a “Primeira Missa” em 1500 até o Golpe de 2016.
Email para contato:
Coord. Andréa Silveira de Souza e Maria Luiza Higino Evaristo
GT 2: Catolicismo e educação
Breve Descrição:
O presente GT tem por objetivo sistematizar estudos e pesquisas sobre a relação entre catolicismo e educação a partir da Ciência da Religião, considerando assim, a religião como objeto de estudo na educação básica. Nesse sentido, visa o debate de trabalhos que compreendem os atravessamentos entre o catolicismo e a educação no Brasil — o que perpassa as relações entre religião e esfera pública —, religião nos currículos escolares, metodologias, subsídios pedagógicos, materiais didáticos, Ensino Religioso como componente pedagógico, políticas públicas para a educação relacionadas ao fenômeno religioso, diversidades religiosas e étnico-culturais, diálogo inter-religioso e abordagens do ensino não-proselitista sobre o catolicismo na educação básica.
Email para contato:
Coord. Marcela Máximo e Renan Maciel
GT3: Catolicismo, gênero e sexualidade
Breve Descrição:
Tem-se questionado na atualidade como o catolicismo hegemônico, uma das vertentes institucionais moralistas do cristianismo, impõe um padrão sexual binário e, por consequência, regulador do desejo e do prazer, e, ao final exerce um poder sobre o corpo. O presente Grupo de Trabalho pretende reunir pesquisadores que se deitam a investigar questões relacionadas à ingerência católica no que concerne ao corpo do indivíduo, à sua sexualidade, ao exercício do prazer, e como, a reunião de todos esses elementos, podem “performatizar” o gênero e o sexo binários em masculino/feminino e, como isso pode ser útil ao exercício controlado da fé e da crença- o que reflete se vê refletido na política, no direito de liberdade e expressão e, mais ainda, no direito à liberdade religiosa, assentando a igreja católica em oposição à diversidade sexual e de gêneros. Procura-se discutir trabalhos que versem, dentre outros, sobre 1) sexualidade e religião católica, 2) diversidade sexual e religiosidade/espiritualidade/, 3) corpo, prazer e desejo na prática da fé cristã, 4) gênero e sexualidade na igreja, 5) moral cristã, 6) ministério eclesial e a diversidade sexual, 7) conflitos políticos e institucionais entre a igreja católica e a diversidade sexual, 8) exegese bíblica, sexualidade e o controle da carne, etc. Os temas deverão enriquecer a discussão da atualidade sobre fé católica, corpo e sexualidade, desejo e prazer no exercício da fé e da prática religiosa cristã.
Email para contato:
Coord. Mariana de Matos Pontes Raimundo e Rafael Bertante
GT4: Catolicismo e história
Breve Descrição:
A proposta deste Grupo de Trabalho é promover diálogos sobre as diversas expressões históricas do catolicismo ao longo do tempo e espaço e as dimensões e significações de sua presença na sociedade, contemplando também as interseções com os aspectos institucionais. As reflexões estarão abertas à pluralidade de interpretações, de opções e de interações teóricas e metodológicas que perpassem as relações sociais e históricas do catolicismo em variados âmbitos, uma vez que o tema abrange pesquisadores da Ciência da Religião, História, Teologia, Antropologia e outros campos. Nesses termos, pretende ser um espaço de debates sobre a atuação de grupos, movimentos, ideias, agentes, que, por algum meio ou de algum modo, estejam ligados às dinâmicas do catolicismo, entendendo que os trabalhos poderão apresentar singularidades entre si, mas, ao mesmo tempo, poderão enriquecer articulações na perspectiva histórica.
Email para contato:
Coord. Ana Lúcia Araújo Portes e José Luiz Izidoro
GT 5: Catolicismo e ecologia
Breve Descrição:
Toda a história humana se encontra de alguma forma relacionada aos diferentes modos através dos quais os seres humanos mantêm uma relação entre si e com a natureza. Porém, a partir da Revolução Industrial, esta relação se torna cada vez mais insustentável, na medida em que a ação humana não respeita o tempo de resiliência próprio aos ciclos naturais. Diante de tais mudanças, o historiador Lynn White Jr. apresentou sua hipótese de que as origens dos problemas ambientais do século XX remontariam à atitude do cristianismo diante da natureza desde o período medieval. O argumento do autor é que o cristianismo ocidental, ao substituir as crenças de sociedades anteriores, cuja relação com a natureza era marcada por uma atmosfera de reverência e sacralidade, teria oferecido um suporte para uma postura de superioridade e exploração do homem frente à natureza. Entretanto, em contradição a este pensamento, já na década de 80, Leonardo Boff defendia a necessidade de integrar a conservação dos recursos naturais às discussões pela defesa dos direitos humanos, proposta que convergiu com a Teologia da Libertação, discutindo a importância da mudança de paradigmas em relação ao cuidado com a casa comum, e que encontrou seu ápice e consolidação em 2015 por meio da publicação da Carta Encíclica do Papa Francisco que se intitula Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum, a qual trata da grande relevância para a vida cristã da busca de modos sustentáveis de relacionamento com a natureza. Ao aproximar esses temas, o GT busca avançar as fronteiras conceituais na investigação de modalidades de ação e comunicação entre catolicismo e ecologia. Deste modo, interessam-nos estudos relacionados ao papel do catolicismo frente às mudanças de perspectivas diante das questões ecológicas, assim como estudos que se aproximem desta temática e intersecções a respeito do assunto aqui proposto.
Email para contato:
Coord. Bruno Albuquerque e Claudia Giampetro
GT 6: Catolicismo, espiritualidade e mística
Breve Descrição:
Este grupo de trabalho consiste em um espaço de discussão aberto aos pesquisadores e pesquisadoras que desejam se dedicar a uma reflexão saborosa e rigorosa sobre as articulações entre o cristianismo católico, a experiência mística e o campo da espiritualidade. Considerando que a ciência da religião se configura como um campo interdisciplinar, podem ser admitidas comunicações que abrangem enfoques filosóficos, teológicos, históricos, sociológicos, antropológicos, psicológicos e psicanalíticos, dentre outros que se interessem em oferecer uma palavra qualificada sobre a contribuição específica que cada uma das ciências humanas pode oferecer para a compreensão da complexidade e da simplicidade dos fenômenos em questão.
Email para contato:
brunopintodealbuquerque@gmail.com
Coord.
Iuri Nunes e Luís Gabriel Provinciatto
GT 7: Catolicismo, teologia e pastoral
Breve Descrição:
O Grupo de Trabalho "Catolicismo, teologia e pastoral” visa reunir pesquisadores(as) cujas investigações abordem, de alguma maneira, a relação entre teologia e pastoral no âmbito cristão-católico. Tal relação pode ocorrer na prática pastoral a partir das diversas formas de realização da teologia – Fundamental, Moral, Espiritual, Bíblica, Pastoral, Sacramental, da Graça, da Libertação. Nesse sentido, o GT está aberto a receber trabalhos que discutam questões metodológicas e epistemológicas a respeito da relação entre a prática teológico-científica e a prática pastoral. Para tanto, cabe ao GT incentivar que as discussões não sejam pensadas só no âmbito das categorias tradicionais da teologia católica, mas que, junto com elas, seja (re)pensado o lugar da teologia na pastoral, que, por sua vez, dá a pensar. Isso, sem dúvida, (re)conduzirá à discussão de necessárias diferentes categorias para a análise da relação teologia-pastoral.
Email para contato:
Silvério Leal Pessoa e Péricles Morais de Andrade Jr
GT 8: Catolicismo e arte
Breve Descrição:
Este GT aborda as relações e interfaces da arte, aqui entendida como um coletivo de expressões, ou linguagens artísticas, seja a música, a literatura, o cinema, a dança, a dramaturgia, a culinária, a moda, as artes plásticas, a arquitetura, em diálogos e conexões com o catolicismo, especificamente. Promove uma reflexão do percurso realizado pelas artes na história ladeando a denominação católica, com seus símbolos, signos, rituais, nos quais apresentam o esteio do divino expressado pelo fazer artístico e pela exteriorização dos sentimentos. O GT acolhe trabalhos que dialoguem com a arte em sua pluralidade, presente no catolicismo, no ocidente e no oriente, que destaquem a arte e o catolicismo na cultura virtual, a arte presente nas cerimônias religiosas, a indumentária e seu significado relacionado com os símbolos, além de registros e comunicações em torno da arte e do catolicismo relacionados com a emoção, o êxtase, os sentimentos, o sagrado, o divino, as culturas e as festas características com suas representações simbólicas artísticas.
Email para contato:
Coord. Celeide Valadares e Rosiléa Archanjo
GT 9: Catolicismo e mídias sociais
Breve Descrição:
Este grupo é um espaço destinado a acolher pesquisas e reflexões sobre múltiplas possibilidades de interfaces do catolicismo com as mídias sociais. Emerge na contemporaneidade um modo de ser católico conectado nas redes sociais e dentro da eclesiologia os meios de comunicação social disseminam a midiatização numa ambiência que abrange os tradicionais veículos de massa e o campo virtual. A igreja, então, é chamada nesse processo a inserir-se no contexto das novas tecnologias e da internet, convergindo na ciberteologia. A expansão da cultura midiática com a internet e os aplicativos de interação como twiter, facebook, instagram, etc, demandam ressignificações das práticas, crenças, ritos e conceitos. Até que ponto a mútua “contaminação” do catolicismo e mídias leva à perda da identidade da tradição milenar? A partir do ano 2020 com o surgimento da pandemia do COVID-19 a relação entre o fiel católico e as redes sociais tornaram-se espaços essenciais de comunicação, dando assim margem a especulações sobre para onde vai o futuro dos ritos da religião católica. Por outro lado, na esfera pública evidenciam-se os meios de comunicação como da ordem da disputa de poder, como um bem simbólico efetivo para conquistar novos adeptos aumentando o alcance de fiéis. Mas, até que ponto uma parte do catolicismo não se torna um bem de salvação de mercado e consumo? Questionamos também se as tensões e disputas de poder simbólico com a multiplicidade de outras religiões sobrepuja o espaço comunicativo, através das redes de rádio e TVs, como algo acima da hierarquia da igreja (um caso peculiar ocorrido com a RCC no Brasil), provocando uma cisma entre o corpo eclesiológico. Convidamos ao diálogo pesquisadores das diversas áreas do conhecimento científico para um debate sobre a tensão das temáticas: catolicismo midiático e identidade católica; mídias sociais e práticas rituais católicas; disputa do espaço midiático interno e externo ao âmbito católico; dupla contaminação da mídia versus religião católica.
Email para contato:
Coord. Karen Aquino Rangel da Costa e Júlio Reis Simões
GT 10: Catolicismo, ecumenismo e diálogo inter-religioso
Breve Descrição:
Diante de um estado de inquietação e insegurança generalizados, vivemos um tempo marcado pela violência e intolerância em suas diversas expressões, onde acentuam-se as questões fundamentais de identidade e ficam evidentes as divisões religiosas, políticas, culturais, entre outras. Neste contexto, o diálogo parece ser um desafio inevitável. Especificamente no campo religioso não se pode negar o uso das religiões na legitimação de conflitos e por vezes no fomento da violência. No entanto, é preciso reconhecer que elas também podem exercer um papel significativo na construção de uma ética de superação desta. Se a atuação das religiões for pautada neste compromisso, o diálogo pode ser encarado não apenas como um desafio, mas também como uma possibilidade alternativa para a paz, senão a única capaz de possibilitar o convívio em um contexto plural. Sendo assim, ao refletir sobre os atuais rumos do catolicismo, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, contemplando assim o diálogo entre as tradições cristãs e para além delas, são temas imprescindíveis para os estudos sobre religião, bem como para a teologia cristã.
Este grupo de trabalho tem como objetivo proporcionar um debate acerca de questões relacionadas, direta ou indiretamente, ao catolicismo a partir de destes dois grandes temas. Para tanto, o GT pretende reunir pesquisadores que em suas investigações abordem teoricamente os significados, paradigmas, formas, níveis ou tendências de diálogo no campo religioso católico; além daqueles que buscam compreender através de suas pesquisas as maneiras pelas quais o ecumenismo e o diálogo inter-religioso tem sido efetivado e contribuído para um compromisso ético do catolicismo com a paz.
Email para contato:
karenaquinorangel@hotmail.com
profdrjulioreissimoes@gmail.com